Importante referência para a economia, a taxa Selic impacta toda a população. Saiba como isso acontece!
Quando se fala em assuntos financeiros, alguns termos sempre aparecem, e um deles é a taxa Selic. Muito importante na economia — provavelmente, em algum momento, você ouviu falar sobre ela. Aliás, sempre que ela sobe ou desce, gera bastante repercussão.
Seja para grandes investidores ou para a população em geral, as movimentações da taxa Selic trazem diversos impactos. Isso acontece porque ela é a taxa básica de juros da economia. Apesar da sua importância e de ser amplamente mencionada em noticiários, ainda há muitas dúvidas sobre como ela realmente influencia as finanças.
Pensando nisso, trouxemos algumas das principais informações sobre o tema. Continue a leitura e entenda mais sobre como a taxa Selic afeta sua vida financeira.
Primeiramente, o que é a taxa Selic?
Selic é a taxa básica de juros da economia, sendo utilizada pelo governo como referência para as demais taxas do país. Ou seja, quando ela sofre alteração, todas as outras usadas no Brasil são impactadas.
Para entender melhor, Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Esse sistema é administrado pelo Banco Central e ali são feitas transações de títulos públicos federais, que, em grande parte, são comprados por instituições financeiras.
Essas instituições precisam destinar parte de seus depósitos a uma conta no Banco Central e fechar o dia com o caixa equilibrado para evitar problemas com a circulação de dinheiro no país. Por isso, os bancos realizam empréstimos de curtíssimo prazo entre si. Essas operações diárias geram uma taxa média de juros cobrados por negociação e servem como base para a taxa Selic.
Como a taxa é definida?
Como vimos, os bancos realizam empréstimos diários entre si que geram uma taxa de juros. Esse valor é divulgado todos os dias e é a taxa Selic Overnight, que é o número real praticado no mercado e que, a partir de uma conversão, gera a taxa Selic anual.
No entanto, o termo que conhecemos como Selic é a taxa Selic Meta. Ela representa o valor de juros que os bancos devem utilizar nas transações de empréstimos diários que fazem entre si, e também serve como parâmetro para todas as taxas de juros praticadas no país.
A taxa Selic Meta é estabelecida pelo Copom — Comitê de Política Monetária —, em reuniões que acontecem a cada 45 dias. Assim, determinam qual será a taxa executada, tendo como base o cenário econômico do momento.
Qual o impacto da taxa Selic na economia?
Afinal, como a taxa Selic interfere na economia e influencia nossa vida financeira?
Quando a inflação está em alta, a tendência é que a Selic suba e, quando está em baixa, que ela desça. Assim, uma de suas principais funções é servir como termômetro da economia, direcionando o governo a tomar medidas para manter o equilíbrio financeiro no país.
Além disso, por servir de base para as outras taxas, quando a taxa Selic aumenta, os juros no país também ficam mais elevados. Dessa maneira, os empréstimos, financiamentos e compras parceladas tornam-se menos acessíveis, por outro lado, quando sobem os rendimentos de renda fixa, a ela atrelados, têm melhor rentabilidade.
É muito importante entender sobre a taxa Selic, pois ela atua como um indicador econômico que influencia outras taxas e também os juros. Ou seja, ela impacta os preços e serve como um direcionamento para as decisões financeiras no país.
Agora que você já sabe como a taxa Selic afeta a sua vida financeira, que tal aprender sobre Open Banking, ação que tem por objetivo inovar o sistema financeiro.
Equipe Inovanti