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Open Banking, você sabe o que é?

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Entenda tudo sobre esse novo sistema financeiro, o Open Banking!

O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma ação do Banco Central que tem o objetivo de promover uma inovação ao sistema financeiro, melhorando a oferta de produtos e serviços financeiros ao consumidor e estimulando a concorrência.

O que é Open Banking?

Trata-se de um sistema de compartilhamento de dados financeiros de forma padronizada, ou seja, as diferentes instituições financeiras têm acesso a dados de clientes, possibilitando oferecer produtos e serviços personalizados para cada caso, tudo isso através de uma plataforma integrada e segura, chamada de API.

Dessa forma, o Open Banking permite que a pessoa física ou jurídica decida com quem e quando deseja compartilhar os dados.

Através de criptografias avançadas que protegem seus dados, há muito mais segurança e eficiência com as informações.

Já existem muitas mudanças no mercado financeiro por esse sistema tornar possível o compartilhamento de dados a partir da autorização dos clientes. As operações ficaram muito mais rápidas e práticas, permitindo a confirmação de pagamentos das compras muito rapidamente.

É importante ressaltar que o compartilhamento de dados e informações do Open Banking estão relacionados apenas a serviços bancários tradicionais, como extratos e transferências.

Separamos algumas informações importantes e dúvidas que podem surgir sobre o Open Banking:

Dados financeiros que precisam ser compartilhados

Existem alguns dados que precisam ser compartilhados, como é o caso dos dados cadastrais, que incluem nome, endereço, estado civil e os tipos de produtos e serviços contratados. Além dos dados transacionais, como,  saldo, limites, cartões de crédito e operações de débito.

Também podem ser compartilhados o uso de produtos e serviços de contas de depósitos, contas de pagamento pré-pagas, credenciamento em arranjos de pagamento, investimentos, seguros, previdência e operações de câmbio.

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Acesso do cliente aos dados

Através de canais digitais, será possível que o cliente tenha controle das permissões e consulte as instituições participantes envolvidas no compartilhamento, os dados e serviços objeto de compartilhamento, o período de validade da autorização fornecida, a data de requisição, a finalidade do compartilhamento (para instituições receptoras dos dados).

Assim, o cliente pode ter acesso e estará ciente a quais consentimentos estão válidos, para quais instituições compartilhou os dados e ter a certeza de quais informações foram enviadas pela instituição financeira.

Autorização do compartilhamento de informações

Para realizar o compartilhamento de dados, é necessário que haja um consentimento por parte do cliente. Portanto, para participar do Open Banking e usufruir de seus benefícios, deve também, ser submetido a uma fase de autenticação e de confirmação, dessa forma, todos os processos são realizados por meio dos canais digitais oficiais das instituições financeiras.

Segurança dos dados

É de responsabilidade das instituições financeiras assegurar a proteção do compartilhamento e a qualidade dos dados, sendo que as regras são as mesmas do sigilo bancário.

Por isso, é uma exigência do Banco Central que os dados e o tratamento deles, deve se limitar somente às finalidades consentidas e determinadas pelos respectivos clientes, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Equipe Inovanti

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