Logo Header

Como se policiar com os gastos de fim de ano

gastos-de-fim-de-ano

Gastar com consciência vai salvar seu novo ano

Festas de final de ano, viagens para descansar, juntar os amigos para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Tudo isso pode ser feito com consciência para não ter surpresas desagradáveis em janeiro. Hoje nós, do Inovanti, vamos te ensinar como se policiar com gastos nesse final de ano. Acompanhe conosco e boa leitura!

Como organizar seu financeiro 

A maior parte das pessoas já passou por aquela situação no final do ano em que tudo acontece ao mesmo tempo. Então, se policiar nessa época é extremamente importante para, caso haja algum imprevisto, ter a condição de solucioná-lo. Pensando nessa situação, fizemos uma lista com dicas para te ajudar neste processo.

gastos-de-fim-de-ano

01 – Analise seu financeiro

O primeiro passo para uma organização eficaz dos gastos de fim de ano é contabilizar todo o dinheiro que entra na conta da pessoa ou família. Entendendo todo o valor que entra na conta e retirando os gastos fixos, é possível planejar um orçamento para presentes, comemorações e viagens. Contabilizar o décimo terceiro pode ajudar a tranquilizar as contas.

02 – Priorize as despesas fixas e quite dívidas.

Com seu orçamento contabilizado, é hora de finalizar as despesas fixas, como água, luz, aluguel e aproveitar que nessa época é recebido o décimo terceiro salário, O décimo terceiro pode ser essencial para quitar uma dívida e te deixar mais tranquilo para o começo do próximo ano. Não se esqueça de descansar e aproveitar também, pois ninguém é de ferro e você já trabalhou duro o ano inteiro. Coloque o seu descanso no orçamento e aproveite!

03 – Festeje dentro do orçamento

Zerou as dívidas e ainda sobrou um dinheiro na conta? Aproveite que as despesas e dívidas foram pagas para curtir um pouco mais as festas de final de ano. Mesmo assim, cuidado para não extrapolar, pois os gastos de fim de ano podem refletir no início do outro. Melhor estar prevenido a ficar preocupado sobre como pagará as contas. Coloque um limite de gastos e, de preferência, use dinheiro em espécie, pois quando acabar, saberá que é o fim do orçamento. Os gastos no cartão de crédito não são percebidos no momento, porém a fatura chega!

04 – Reserva de emergência

Nada mais seguro que uma reserva de emergência, não é mesmo? Uma reserva de emergência torna seu ano mais tranquilo para quando chegar as festas de fim de ano você possa ficar tranquilo, especialmente no caso de uma real emergência. Uma boa dica é reservar 10% do seu rendimento mensal, todos os meses, durante um ano.

Seguindo nossas dicas, os gastos do fim de ano vão estar mais seguros e você poderá curtir muito mais tranquilamente!

Gostou de receber todas essas dicas sobre planejamento de gastos de fim de ano? Continue acompanhando nosso blog!

Equipe Inovanti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *