O Banking as a Service, “bancos como serviços” em sua tradução livre, é um modelo que permite a empresas não bancárias oferecerem serviços financeiros essenciais aos seus clientes e usuários, ligando-se aos bancos através de uma API. Tudo isso de forma personalizada, segura e eficiente.
A partir da parceria com serviços de um terceiro, as empresas não precisam desenvolver uma solução financeira aos usuários, já que uma instituição especializada tem a expertise necessária para agregar o conhecimento e soluções a elas, regularizando o serviço sem complicações e burocracias.
O que é o BaaS?
O Bank as a Service ou BaaS, possibilita que empresas de todos os segmentos ofereçam serviços financeiros digitais para seus clientes, sem precisarem recorrer aos bancos tradicionais.
A partir dessa solução, qualquer negócio pode oferecer os mesmos serviços que uma instituição financeira, mesmo os que não fazem parte desse mercado. Conseguindo assim, utilizar as contas digitais, cartões de crédito e débito, pagamentos, Pix, entre outras opções.
Com o BaaS, os clientes e usuários possuem muitos benefícios, como obter uma conta no banco com pouca burocracia, possuir sua instituição financeira própria, além das vantagens para o negócio, que pode realizar operações financeiras sem altas burocracias e sem taxas, trazendo ainda mais lucro.
Como o Bank as a Service funciona?
O Banking as a Service é oferecido para uma empresa por meio de uma API (Application Programing Interface), que nada mais é do que um conjunto de padrões de programação que permitem a utilização de suas funcionalidades em demais aplicativos, para que assim seja viável oferecer serviços financeiros diretamente para os usuários/clientes.
Através da API, ocorre a ligação entre uma fintech, que é a instituição responsável pelos serviços financeiros, e uma empresa, que poderá disponibilizar as operações para os clientes, mantendo o foco na empresa, já que tudo é realizado por meio da aplicação da fintech.
Vantagens do Baas
Serviços personalizados
É possível personalizar a escolha dos serviços, garantindo a efetividade do modelo, otimização do tempo, mantendo o foco no que realmente irá gerar um diferencial e impactar positivamente na empresa, oferecendo somente aquilo que combina com o seu público, de acordo com suas características e comportamento.
Experiência de alto nível aos usuários
Com esses serviços personalizados, irá proporcionar ao seu cliente a melhor experiência possível dentro da sua empresa, mantendo uma boa relação com o seu público e aumentando a competitividade no setor.
Fidelização de clientes
Ao estabelecer uma relação de confiança com o seu cliente, mostrando qualidade e segurança do seu serviço, isso fará com que a probabilidade dele voltar ou permanecer utilizando os seus serviços seja muito maior, já que cria um elo de fidelidade, gerando cada vez mais credibilidade ao seu negócio e trazendo mais clientes.
Equipe Inovanti